O período de gestação pode ser uma fase complicada para muitas mulheres, até porque, inúmeras mudanças estão acontecendo no corpo da gestante e junto com elas é preciso enfrentar os grandes desafios da maternidade. Nesse período, é comum a mulher sentir-se com baixa autoestima, e com receio de algumas situações encontradas no caminho e até mesmo o estresse pode estar mais presente nessa fase gestacional.
Dentre tantos desafios da maternidade, vamos apresentar algumas dicas para contornar e aliviar um pouco essas situações consideradas “embaraçosas”.
Foi pensando nisso que fizemos uma pesquisa com entrevistamos 24 clientes a fim de entender um pouco sobre os maiores desafios enfrentados por elas: antes, durante e após o parto. Nas linhas seguintes, vamos compartilhar com vocês o resultado da pesquisa:
1º lugar) Retorno ao mercado de trabalho após o parto
67% das clientes entrevistadas relataram que o maior desafio enfrentado foi o retorno ao mercado de trabalho após o parto.
As que estavam empregadas informaram que tiveram muita insegurança de deixar o bebê aos cuidados de outra pessoa. As que estavam desempregadas informaram que enfrentaram diversos tabus para retornar ao mercado de trabalho, especialmente nos 2 primeiros anos após o nascimento da criança, sendo que algumas relataram casos de preconceito por parte de alguns entrevistadores.
2º lugar) Roupas para vestir durante o período gestacional
21% das clientes entrevistadas ora queixaram-se da dificuldade de encontrar roupas do tamanho apropriado para gestantes e outras mamães queixaram-se dos gastos excessivos com roupas tendo em vista que a barriga não para de crescer.
3º lugar) Insegurança nos primeiros cuidados do bebê
12% das clientes entrevistas informaram que se sentiram muita insegurança com os primeiros cuidados do bebê, principalmente mamães de primeira viagem. A saída que a grande maioria encontrou foi contar a ajuda de familiares e amigas mais experientes. O mais interessante da pesquisa foi poder observar que as respostas eram muito parecidas umas com as outras o que nos levou a crer que, de fato, o desafio é basicamente o mesmo para todas as mamães.
Cabe ainda ressaltar, que as mães que encontram-se desempregadas ou mulheres que não receberam o salário maternidade, pode ter o direito de requerimento do benefício. Faça o teste e descubra: https://www.realprevi.com.br/salario-maternidade/