Quem recebe a aposentadoria por invalidez deve estar sempre atento às mudanças nas regras para a concessão do benefício e tomar os devidos cuidados para não ter o benefício cancelado.
Alguns cuidados que devem ser tomados para não perder a aposentadoria por invalidez
Fique atento às datas das perícias
Beneficiários da aposentadoria por invalidez sabem que – periodicamente- o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode convocá-los para serem submetidos à perícia médica. Essa convocação pode se dar por carta, enviada pelos correios, ou através de publicação no Diário Oficial da União. Ao tomar conhecimento da convocação, o segurado DEVE agendar sua perícia (respeitando o prazo estipulado pelo INSS).
Não falte à perícia
Fique atento! Quando você deixa de comparecer a uma perícia médica, o INSS pode entender que você se recuperou da doença que te deu direito ao benefício. Portanto, EVITE faltar, caso realmente não possa comparecer na data marcada, ligue para o telefone 135, com antecedência, e peça a remarcação.
Existem casos em que as pessoas, por motivos de força maior, realmente não podem comparecer (estão internadas, passam mal no dia, etc). Nestas hipóteses o segurado deverá justificar sua ausência diretamente no INSS, o mais rápido possível.
Não se esqueça de levar os seguintes documentos:
– Documento de identificação com foto
– Carteira de trabalho ou guias de pagamento do INSS
– Laudos médicos atualizados,
– Exames médicos e atestados,
– Receituários de medicamentos
Certifique de que todos os documentos estão em dia, coloque-os em uma pasta de forma organizada para não correr o risco de não encontrá-los no momento da perícia médica.
Exercer algum tipo de trabalho remunerado
Exercer algum tipo de atividade remunerada também é um cuidado que o beneficiário deve ter para não ter sua aposentadoria por invalidez cessada. Essa situação pode provocar cancelamento automático do benefício previdenciário.
Conclusão:
Caso o perito entenda que o segurado tem condições de retornar ao trabalho, a aposentadoria por invalidez será cessada. Porém, é possível recorrer na Junta de Recursos do INSS e solicitar nova perícia com outro profissional da saúde. Para isso, o recomendado é procurar especialistas no assunto para que te oriente de forma correta e te auxilie a restabelecer o seu benefício junto ao INSS.
Deseja obter mais informações? Entre em contato com nossa equipe pelos telefones: (27) 3222-0193 e (27) 99247-3432 ou pelo e-mail: atendimento@realprevi.com.br