Ter um benefício previdenciário negado pelo INSS é uma situação muito comum e desagradável para muitos brasileiros que dependem dele, já que na maioria das vezes é a sua única renda no mês. Há situações em que mesmo apresentando os documentos adequados e o tempo de carência cumprido, o benefício ainda é negado. O que fazer? Saiba o que fazer nessa situação.
Benefício negado: o que fazer
Recurso administrativo
Em caso de benefício negado pelo INSS, o segurado tem a possibilidade de utilizar o recurso administrativo, que tem como objetivo “facilitar” a concessão do pedido do benefício previdenciário. Essa alternativa além de evitar custas judiciais, permite ao segurado apresentar, de forma detalhada, os motivos pelos quais o órgão deve aceitar o seu pedido e conceder o benefício.
O recurso administrativo será avaliado pela Junta de Recursos do Conselho da Previdência Social e, a pessoa deve aguardar o período de 30 dias para receber a resposta de seu requerimento do benefício previdenciário. Vale ressaltar que, o segurado que teve o auxílio doença negado, tem a opção de realizar um pedido de reconsideração antes de partir para o recurso administrativo.
Isso porque, esse pedido tem como objetivo solicitar uma nova avaliação médica que não será necessariamente feita pelo mesmo profissional. O requerente tem um prazo de 30 dias contados a partir do dia em que tomou ciência da resposta negativa.
No recurso administrativo, o segurado que teve o benefício negado também tem a possibilidade de anexar outros documentos, entre eles pode ser uma avaliação de um médico especialista, laudos relacionados aos casos em que foi necessário realizar exames de imagem, bem como um documento do seu supervisor e do local em que estava trabalhando.
Todos esses fatores irão ajudá-lo a comprovar a incapacidade do segurado de não adquirir mais condições de exercer a função na situação na qual se encontra.
Ação judicial
Além do recurso administrativo, outra opção para recorrer de um benefício negado pelo INSS é a ação judicial. Essa alternativa permite que o perito médico avalie o segurado sobre sua patologia e suas consequências para as atividades laborais. Nesse caso, o judiciário possui mais tempo para fazer uma análise completa do seu requerimento e também dos exames apresentados pelo segurado. Ao buscar o auxílio da justiça e obter sucesso na demanda, o segurado receberá todo o valor retroativo.
Como entrar com o recurso administrativo
Segurados que tiveram benefícios previdenciários negados e desejam se valer do recurso administrativo, devem apresentar um formulário preenchido no qual detalha e esclarece o porquê que não concorda com a decisão da negativa do INSS. Além disso, o segurado poderá acrescentar outros documentos que não foram apresentados quando tentou requerer o benefício pela primeira vez.
Quem devo procurar ao ter o benefício negado pelo INSS
Para quem teve o benefício negado, o recomendado é procurar uma equipe especializada em assessoria previdenciária que possa te orientar e ajudar a entrar com o recurso administrativo. Isso porque, esses profissionais especializados já estão acostumados a lidar com esse tipo de processo e, já tem conhecimento sobre os trâmites legais que devem ser seguidos para que o seu pedido seja aceito e tenha um resultado positivo no final do processo.
A equipe RealPrevi é especializada em assessoria previdenciária e, tem como missão auxiliar as pessoas na conquista do melhor benefício previdenciário. Seus profissionais são altamente capacitados para auxiliar seus clientes a obter sucesso nos requerimentos de benefício previdenciário junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS.
Ao contar com a ajuda de nossa equipe, você estará ganhando tempo, diminuindo suas preocupações e facilitando todo o processo. Entre em contato com nosso Departamento Comercial pelo telefone: (27) 99247-3432 ou se preferir pelo e-mail: atendimento@realprevi.com.br